quarta-feira, 14 de setembro de 2016

COLIBACILOSE
Causas: parecida com a coccidiose, mas só com exames veterinários pode ser constatada. É transmissível a animais domésticos e ao homem, porém é uma doença rara de ocorrer.
Sintomas: Sonolęncia, Falta de apetite, a ave se retira para um canto da gaiola, diarréia esverdeada deixando a regiăo da cloaca suja, Vômitos freqüentes de alimentos misturados a uma substância e a um fluído esverdeado. Neses casos a mortalidade é muito elevada entre o primeiro e o segundo dia.
Tratamento: Sulfas e antibióticos e desinfecçăo com bactericida, Zooserine, Quemicetina solúvel, Cloranvex e Gentamicina (colírio 1 gota no bico). A medicaçăo deve ser oferecida conforme a bula.

CONSTIPAÇÃO OU PRISÃO DE VENTRE
Causas: Falta na variedade dos alimentos fornecidos as aves.
Sintomas: Esforço apresentado pela ave, ao evacuar, acompanhado de movimentos e sacudidelas. Ventre inchado, fezes duras, cloaca inchada e vermelha.
Tratamento: Pingar na cloaca azeite de oliva duas vezes ao dia, dar-lhes verduras, frutas e vitaminas.

CORIZA
Causas: Bruscas mudanças climáticas, aves em locais úmidos, aves mal alimentadas, falta de vitamina C.
Sintomas: Corrimento nasal, tosse, respiraçăo difícil, mucosa congestionada, falta de vivacidade, aneroxia, corrimento de cerume das narinas, que pode se tornar um ranho purulento, continuamente freqüente e mucosa congestionada.

Tratamento: Limpar as narinas com cotonete impregnado em soluçăo de permanganato de potássio, com 1./1.000. Administrar antibióticos com penicilina mais estreptomicina, clorofenicol na água de beber, vitaminas, Aviobitina e Neo Sulmetina SM. 100 PS (vide bula), Linco Spectrin (1g em 1,5 L água), Tylan 200 (1 gota no bico). O tratamento deve ser mantido até o desaparecimento da doença. 


DIARRÉIA
Causas: Má alimentaçăo, alimentos azedos, deteriorados e água suja.
Sintomas: Fezes líquidas de cor amarela-esverdeada, falta de apetite e emagrecimento, ânus inflamado.

Tratamento: Corte as penas do traseiro com cuidado e lave com água morna, após enxugue. Administrar Neo Sulmetina SM, coalhada fresca, se optar pela coalhada năo de água, somente a coalhada até a recuperaçăo da ave. 


DIFTERIA
Causas: Causada pelo bacílo Klebbs-löffler, doença infecciosa, doença epidęmica e se alastra rapidamente, năo tem cura.
Sintomas: Olhos avermelhados, parecidos ŕ conjuntivite, a ave năo consegue engolir os alimentos, respiraçăo com dificuldade.

Tratamento: 


DOENÇA RESPIRATÓRIA (CRÔNICA) - D.R.C.
Sintomas: dificuldade de respiraçăo, espirros, corrimento nasal e ocular. Esta doença é bastante semelhante a coriza.
Tratamento: Tylan 200 (1 gota no bico), Linco Spectrin (1g 1,5 L água), Ofticor (2 gotas no bico). Tratamento de 1 semana.

ENTERITE
Causas: Inflamaçăo dos intestinos, uma das principais causas de morte dos filhotes no ninho.
Sintomas: Diarréia, plumas da cloaca suja pelas fezes, abdômen duro e vermelho e a ave emagrece, para de cantar, tem muita sede.
Tratamento: Vermífugos, Coccidiostáticos, Antibióticos, Antimicóticos, Nitrofurazona, sulfas, vitaminas A e D e eliminar as verduras. É útil administrar 2 gotas de Aderogil no bebedouro de 50cc.
EPILEPSIA
Causas: Alimentaçăo em excesso, sustos, luzes fortes durante a noite, excesso de acasalamento e incubaçăo.
Sintomas: Convulsőes.
Tratamento:

FRATURAS
Quando ocorre de a ave quebrar um osso, a primeira providęncia é retirar os poleiros e colocar água e comida a disposiçăo da ave.
Será necessário encanar o osso com gesso dissolvido em água ou álcool, que levará mais ou menos um męs para colar.
Se for a perna que quebrou, pegue um canudinho de refresco cortado ao meio, coloque as duas partes na perna e passe o gesso, deixando uns 45 dias, após retire o gesso.
Se for a asa que quebrou, será necessário cortar todas as penas da asa, dependendo da fratura, tente encaná-la com gesso.
Caso năo consiga, o melhor e mais correto é levar a ave a um veterinário, que esta mais acostumado a fazer estes serviços.

HEPATITE
Causas: Inflamaçăo do fígado oriundo de excesso de alimentos gordurosos.
Sintomas: Dilataçăo do baço, sonolęncia, perda de apetite ou fome exagerada, tendęncia para brigas e fezes líquidas, manchas violetas no ventre, com hipertrofia do lóbulo hepático.
Tratamento: Alimentaçăo refrescante, com cenouras, verduras e frutas. Pro livre (5 gotas no bebedouro), Antitóxico SM(vide bula), epocler (10 gotas no bebedouro por 5 dias), recomenda-se dar somente alpiste e chicória.

INDIGESTÃO
Causas: Ocorre em canários glutőes.
Sintomas: Sonolęncia, falta de vivacidade, a ave năo canta e năo se alimenta, ventre inchado, fezes dura, cloaca inchada e de cor vermelha.
Tratamento: Zooserine, Quemicetina soluvél, cloranvex e Gentamicina (colírio 1 gota no bico).
INFERTILIDADE
Sintomas: Ovos claros, o pássaro năo entra em forma para reproduçăo. A fęmea recusa sempre o macho ou vice versa.
Tratamento: Vitaminas e alimentaçăo sadia devem ser oferecidas aos pássaros para que na época de reproduçăo estejam em forma. É recomendável adicionar em 1 quilo de farinhada seca 2 gramas de vitamina “E” em pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário